Imagem capa - Dicas para casamento ao ar livre por JOSE ANTONIO FRUTUOSO 25702936876
Noivas

Dicas para casamento ao ar livre

Hoje vamos falar casamento ao ar livre...isso mesmo...esse tipo de cerimônia que se tornou bem desejado por muitas noivas e noivos no Brasil não só por todo seu romantismo e beleza assim como esse novo momento que vivemos em 2020 forçou a muitos casais optarem por essa modalidade.

Na Europa e em outros países já é algo bem popular e aqui de alguns anos pra cá acabou explodindo ora pela grande expansão do mercado assim como pela mudança de publico.

Eu me lembro que quando casei (22 anos atrás) era impensável casar ao ar livre devido ao custo alto e poucas opções tanto de locações como também de estruturas voltadas a este estilo.

Quando falamos em casamento ao ar livre vem sempre aquela imagem linda de céu azul ou com aquele por do sol com o céu todinho em degrade, passarinhos voando, gramado verdinho, cadeiras brancas, aquele pergolado todo decorado, aquela brisa gostosa tocando o rosto enfim, aquele cenário de filme de romance que amamos ver e se emocionar.







Tudo lindo né, só me permiti te puxar pra outro lado aqui...


Ao longo desse tempo fotografando ví diversas vezes fornecedores, assessores e cerimonialistas fazendo o possível e o impossível para fazer tudo dar certo e sair como os noivos sonharam.


Por contra partida também vi muitas cerimônias que não saíram como programado pelo casal, quer seja por falta de comunicação ou por falta de planejamento ou até mesmo por falta dos serviços serem entregues conforme o contratado.


Para que tudo dê certo e seja como realmente você sonhou elaborei algumas dicas para quem deseja fazer uma cerimônia ao ar livre.






1. Planejar


Parece besteira colocar isso como dica mas percebo que de todos os casamentos que cobri pelo menos 80% não se planejaram e nem mesmo colocaram no papel de como gostariam que esse grande dia acontecesse. 


Por isso é importante colocar no papel tudo que deseja desde os itens básicos até aqueles detalhes que vão fazer toda diferença na sua cerimônia.







2. Definir valor de gasto


Aqui a coisa começa a tomar forma, definir o quanto você deseja investir vai fazer toda a diferença, ter um limite de gastos vai te colocar no chão além do que você irá se organizar melhor em suas finanças mensais.


O que mais vejo são noivas e noivos desistindo ou até mesmo tendo que adiar seu casamento por não ter se programado de forma correta, e isso não é só com cerimônia ao ar livre é no geral, portanto não deixe de fazer essa lição de casa.


Aqui vale uma dica bem bacana...por ser uma cerimônia mais despojada agregue ainda mais charme criando você mesmo alguns elementos  de decoração ou até mesmo trazendo objetos  que façam parte da história da família para a decoração do ambiente. Isso traz ainda mais singularidade e personalidade para seu casamento.







3. Escolha do cardápio


Aqui é importante pensar que o menu deve ser definido de acordo com os horários e a época do ano.

No calor oferecer comidas bem mais leves, líquidos e frutas vão muito bem...nos climas frios a melhor pedida são comidas mais encorpadas.

Agora se o casamento vai acontecer logo pela manhã uma ótima opção são o brunch ou café colonial. Caso não conheça ou não tenha ouvido falar pesquise e vai achar bastante conteúdo.


Agora um casamento na praia ou algo temático vale muito acompanhar a linha do evento...as opções são variadas, peça ajuda ou orientação de seu assessor.






4. Data, local e horário


Coloquei essas 3 questões juntas pois uma está relacionada a outra além de estarem relacionadas com todas as outras áreas da cerimônia. Complicado?...peraí que eu te explico melhor....

No caso da data é importante marcar nos períodos de outono e inverno (março a setembro) pois o clima está mais estável sem grandes chuvas...um casamento ao ar livre é imprescindível pensar nessa variável.








O Local e o horário vão determinar por exemplo no tipo de cenário você vai querer para seu grande dia. Suponha que você queira casar ao por do sol, neste caso a cerimônia deve começar por volta das 17:00 podendo variar de um lugar para outro.


Uma dica bacana é ir visitar o local que pretende fazer a cerimônia ao ar livre no horário em que deseja casar para saber ao certo onde o sol se põe, isso vai ajudar muito. No caso da escolha desse horário deve se atentar a ter alguma opção de iluminação cenica.


Além do cenário, a escolha do horário vai impactar também a escolha do vestido bem como a decoração.


Ainda sobre o local é importante o local ter alguma opção de área coberta caso tenha que optar por um plano B ( já vamos falar sobre isso).








5. Plano B


Sim, sei que a noiva nem gosta de ouvir esse tal de plano B, mas é necessário e muito. 

Imagine você pronta pra casar, tudo perfeito, decoração linda, todos os convidados aguardando o começo da cerimônia, quando de repente o tempo começa a dar sinais de chuva ou pior, já começa aquele temporal, horrível né.


Agora você tendo um plano B você poderá junto com sua assessora de como proceder caso venha a dar sinais de chuva no dia do evento.


Uma opção bem viável é a locação de uma tenda, ela não irá resolver 100% mas irá amenizar e muito...


- " Ahhh mas eu queria casar com aquele céu lindo azul"... vai por mim, escolha um período onde o clima está mais firme e mesmo assim ainda não é 100% seguro.


Uma dica é monitorar os sites de previsão meteorológica, as previsões estão bem confiáveis ou no mínimo dão uma estimativa bem próximas do real.